Sua empresa já foi atingida pelo efeito Coronavírus? Crie Oportunidades!
Vanessa Iara Theis

Sua empresa já foi atingida pelo efeito Coronavírus? Crie Oportunidades!

838 visualizações

Quais CNPJs vão sobreviver à pandemia? Aqueles que focam na solução, e não na crise COVID-19, tem mais chance de sair dessa, ilesos. Alguns, até com a oportunidade de conquistar novos espaços. Se você já vinha fazendo sua tarefa de casa, ponto para você, pois muitas empresas, estão pensando agora na gestão de crise, e em como estar presente no digital. Se você não tinha um plano, mas sabe que agora é hora de parar, pensar e agir, ponto para você também, pois algumas empresas, vão apenas reclamar e permanecer paradas.

Em primeiro lugar, siga as recomendações OMS e atenda os decretos do Governo. Em segundo lugar, veja se alguma dessas dicas, te inspira. Boa leitura!

Como está a rotina da empresa?

Reveja informações disponíveis nas redes como endereço, telefones, horário de atendimento. Procure transmitir em tempo real como a empresa está se portando nesse momento delicado, com intuito de tranquilizar clientes, prospects, fornecedores e parceiros. Transmitindo assim um alto grau de confiança e credibilidade.

Momento para se organizar

Se não havia um planejamento e um plano de crise, essa é hora. Acredite, sair executando, sem analisar as possíveis consequências das suas ações, pode ser arriscado demais. Se não há tempo para um planejamento mais detalhado, como por exemplo, utilizando a metodologia canvas, ao menos tenha como base, a análise SWOT. Ela vai permitir, você dar atenção às Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, considerando o cenário atual, e assim, agir com um objetivo claro.

Crie Oportunidades

Com um análise SOWT feito, ficará mais fácil identificar oportunidades. Arrisque-se, saia da zona de conforto. Se seu cliente não pode ir até você, vá você até ele. Muitas empresas, estão adaptando seus negócios e entregando seus produtos no domicílio. Outras empresas, estão adaptando cursos, palestras, aulas de ginástica, grupos terapêuticos, para a versão online. Se não puder vender, ofereça conteúdo, alimente o blog, as redes sociais, grave vídeos, envie e-mail marketing. Ofereça algo para a sociedade! Muitas pessoas que não conheciam seu negócio, terão a oportunidade de conhecer.

Home office

Já tem alguns dias que estamos em quarentena, mas algumas empresas, ainda estão tentando se encaixar nessa nova realidade. Home office, é uma prática, muito comum em alguns negócios, mas se sua empresa nunca teve que atuar dessa forma, algumas dicas, podem facilitar esse processo. Em primeiro lugar, alinhe com a equipe as expectativas da empresa, e mantenha canais de comunicação sempre abertos. Defina metas, para serem acompanhadas diariamente e/ou semanalmente. Utilize plataformas para controlar as pautas de trabalho. E aceite, que será um novo método, vai precisar de paciência e tranquilidade, mas aos poucos, será natural e quem sabe, até mais eficiente.

Revisar gastos e fornecedores

Sabe aquela continha “boba”, que você vinha pagando só pra não ter que entrar em contato para cancelar o serviço? Avalie o que é crucial para o seu negócio. Também, é um bom momento para negociar com os fornecedores e conhecer novos.

Clientes

Se o aperto de mão, não pode ser olhos nos olhos, que seja digital. Mas continue presente, comprometido e atendendo na medida do possível, as necessidades dos seus clientes. Considerando que seu cliente também está enfrentando desafios, pense: o que você poderia fazer para facilitar a vida dele? Facilite pagamento, ofereça parcelamentos ou descontos, apresente produtos e serviços, que atendam a realidade atual dele.

Marketing Digital

Mais do que nunca, você precisa estar presente no universo digital. Se ainda não tinha se dado conta da importância do marketing digital no seu negócio, certamente essa crise veio para abrir sua mente. Seu site está bem posicionado? Você vem alimentando as redes sociais com frequência? Investe em Google Ads? Utiliza links patrocinados nas redes sociais? Você já deve ter ouvido, que você tem que estar, onde seu cliente está. Pois então, nesse momento, seu cliente está conectado, e mais do que nunca, buscando ideias, inspirações, oportunidades. Mesmo que você não execute a venda agora, aumentar sua presença digital e estar na mente do consumidor, é uma excelente jogada. Aqui, são inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas, depende muito da área de atuação da empresa, mas uma coisa é certa, alguém vai aproveitar essa oportunidade. Será você?

Concluindo...

É necessário compreender, não é o momento em pensar em crescimento, bater metas e obter grandes lucros. Alguns segmentos, infelizmente estão 100% parados, e realmente, não há muito a ser feito. Não adianta lamentar e entrar em pânico, então para esses, a dica é: foque nas ações de imagem de marca e fidelização de clientes. Com a crise controlada, e sua marca já gravada na mente do consumidor, é de você que ele irá lembrar antes de realizar uma compra.

E aí, gostaria de mais dicas como essas? 
 



Postagens relacionadas

Estratégias de Marketing Digital na crise do coronavírus COVID-19

Tempos de crise econômica já requer ações com resultados mais imediatos. O que dirá então um cenário de caos global nunca antes visto? É preciso muita inteligência, estratégia, mas acima de tudo criatividade....

Leia mais

Cursos e Livros gratuitos! É na crise, que criamos oportunidades

Cursos e Livros grátis, em várias áreas, para você se aperfeiçoar ou expandir seu conhecimento. Isso mesmo que você leu, conteúdo de valor, grátis! Em tempos de crise, onde todos estão focados no medo, pegue um caminho diferente e crie oportunidades!...

Leia mais

WhatsApp Business: Sua empresa precisa usar!

Hoje, não tem quem não se comunique através do queridinho WhatsApp. O aplicativo já faz parte do dia a dia das pessoas, e também, das empresas. A empresa que não disponibiliza esse meio de contato, está ficando atrasada, viu? ...

Leia mais

[Fake News] O E-mail Marketing Morreu!

Muitos pensam que o E-mail marketing morreu, mas ele está mais vivo do que nunca. O que morreu, ou melhor, evoluiu, é a maneira de utilizá-lo....

Leia mais