Por que meu site não aparece no Google?
Vanessa Iara Theis

Por que meu site não aparece no Google?

1002 visualizações

Se você chegou até aqui, provavelmente fez uma busca e não encontrou seu site, não é mesmo? Vamos listar alguns fatores que podem estar afetando seu resultado de busca, e também dar dicas práticas, para melhorar seu posicionamento.

Para aproveitar melhor o conteúdo, primeiro entenda o que é Indexação, Posicionamento e SEO.

Indexação é o ato de catalogar, colocar em um índice. O Google (ou qualquer outro motor de buscas) faz a leitura dos websites, e armazena as informações coletadas criando um catálogo e gerando um índice. Para seu site aparecer, primeiramente ele tem que estar dentro dos registros do Google, ou seja, indexado.

Posicionamento é a posição que seu site possui, dentro do índice do Google. Para exemplificar, ter um bom posicionamento, é estar entre os primeiros resultados de busca.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa: otimização para motores de buscas. São técnicas e práticas para buscar maior valor para seu conteúdo, gerando relevância e melhorando o posicionamento do site no índice do Google, por exemplo.

Agora vamos lá.

Acabei de lançar meu site e ele não aparece no Google.

Após o lançamento do site, a indexação de páginas no Google NÃO acontece de forma automática. Os motores de busca estão sempre varrendo a rede, para buscar os novos conteúdos publicados e atualizar o que já existe, então até encontrar seu site, pode demorar semanas.

Para verificar a indexação do site no buscador, siga os passos abaixo.

Abra o Google, e na pesquisa digite:

site:nome_do_domínio

Exemplo:
site:zeroarts.com.br

Se o site estiver indexado, aparecerá todas as páginas do domínio citado, no resultado da pesquisa. Então, as páginas que aparecem nos resultados estão indexadas. Ok, você só precisa trabalhar o SEO dele, para melhorar o seu posicionamento.

Se o site não estiver indexado, se não aparecer nenhum resultado na pesquisa do Google, nenhuma página do domínio está indexada.. Neste caso, para agilizar o processo, você pode cadastrar seu site no Google Search Console, e enviar o sitemap do projeto para indexação dos links.

Se não tiver conhecimento técnico, nós podemos ajudar nisso, entre em contato! ;)

Mudei meu site recentemente, alterei o domínio ou passei a utilizar https.

Se antes seu site tinha um bom desempenho, e agora está com problemas, talvez precise utilizar redirecionamentos, para os usuários, o Google e outros rastreadores, localizarem o conteúdo. O procedimento é o mesmo para mudança de domínio, por exemplo ou mudanças de url internas do site.

Precisando de um ajuda técnica, nos avise ;)

Meu site está no Google, mas não aparece nos primeiros resultados.

O principal objetivo do Google é proporcionar aos usuários a melhor experiência diante do termo buscado, oferecendo informações relevantes e de alta qualidade. E para garantir isso, possui diretrizes rígidas. Neste caso, existem dois motivos para seu site não estar aparecendo.

O primeiro, é que ele pode ter sido PENALIZADO por infringir alguma diretriz do Google, e com isso, perdeu o posicionamento. Em casos mais graves, podendo até ser removido do buscador.

O segundo motivo, é o seu site NÃO ter boas práticas de SEO. Isso engloba diversas características, por exemplo: o site ser responsivo, o protocolo de segurança dele; url amigáveis; palavras-chave; títulos, descrições e tags; descritivo em imagens e vídeos; links internos e externos; dados estruturados; idade do domínio; engajamento e conversões nos links; o conteúdo descrito entre outros.

Atente, que as diretrizes estão em constante atualização, e por isso, seu site também deve estar.

Espero que tenha ajudado.

E se precisar, entre em contato ;)


Postado por
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Landing Page, Site e E-commerce: qual a melhor opção para o meu negócio?

Entenda definitivamente, qual é a diferença entre Landing Page, Site e E-commerce, e avalie, qual é a melhor estratégia para o seu negócio. ...

Leia mais

[Fake News] O E-mail Marketing Morreu!

Muitos pensam que o E-mail marketing morreu, mas ele está mais vivo do que nunca. O que morreu, ou melhor, evoluiu, é a maneira de utilizá-lo....

Leia mais

Black Friday 2018, até 40% off

Black Friday 2018. Aproveite os descontos de até 40% off, válido até o dia 23/11....

Leia mais

Você tem presença Digital?

Para começar, invista em um Website e comece a se familiarizar com as Redes Sociais. Simples, né? Exige um investimento, tempo, dedicação, mas o resultado compensa....

Leia mais