Entenda definitivamente, qual é a diferença entre Landing Page, Site e E-commerce, e avalie, qual é a melhor estratégia para o seu negócio.
Landing Page
É uma página única, com foco em conversão.
A Landing Page é recomendada para apresentação de produto ou serviço, de forma objetiva, e mais resumida possível. Apresentar o produto ou serviço com um design atrativo, contribui muito para conversão.
Estrutura: geralmente composta por título, imagem, uma oferta e formulário para ação.
Site
Contempla várias páginas, a fim de apresentar a empresa em detalhes, de forma organizada, com uma navegação intuitiva e design alinhado.
O Site tem como objetivo, apresentar o seu negócio com riqueza de detalhes. Mostrar o que a empresa faz, para quem faz, e como se diferencia dos concorrentes. A ideia, é transmitir credibilidade, portanto, recomenda-se clareza e o máximo de transparência nas informações.
No site, também é possível apresentar produtos e serviços, assim como em um E-commerce, porém, nele não é realizada a venda online. Funciona mais como uma vitrine virtual.
Estrutura: geralmente composta por apresentação institucional da empresa, demonstração de produtos e/ou serviços, detalhes técnicos, perguntas frequentes, depoimentos de clientes, formulário para captação de leads, e informações de contato. Em sites mais completos, ainda é possível agregar blog ou outros gerenciadores, que atendam uma necessidade específica do negócio.
E-commerce
É uma loja, com venda de produtos e serviços online.
Diferente do site, o E-commerce realiza a venda de fato. Também é possível criar uma página institucional, e páginas com conteúdos diversos, a fim de garantir transparência, e credibilidade para realizar a venda.
Ter a conveniência de vender a qualquer hora, sem restrição geográfica, tem sido fator decisivo para as empresas aderirem a esse modelo de negócio.
Estrutura: geralmente composta por vitrine de produtos e serviços com informações detalhadas, preço, frete, formas de pagamento, política e regras de negócio, e página institucional.
Concluindo…
Com esse apanhado, você já deve ter percebido que as soluções apresentadas, possuem características bem distintas e recomendações de uso, bem específicas. Se ainda tem alguma dúvida, quanto ao uso delas no seu negócio, talvez uma pergunta que tenha que responder antes de qualquer coisa é: que problema eu preciso resolver? E agora sim: qual a solução mais adequada?
Ah! Dependendo do objetivo, algumas marcas utilizam uma, duas ou as três ferramentas simultaneamente. Algumas vezes, destinadas a públicos diferentes, ações diferentes, mas, representando uma mesma marca. Ter o problema bem desenhado, levará certamente a marca, a utilizar as melhores soluções para resolvê-lo.
Para exemplificar, veja como a Coca-Cola utiliza as três soluções.
Na Landing Page, trabalha dando destaque ao produto Coca-Cola Café em um banner, que leva diretamente para seu E-commerce, além de alguns links para Rede Social.
No Website, conta com informações completas sobre sua história, todas suas marcas, e projetos de sustentabilidade.
No E-commerce, atua com a venda de produtos.
Espero ter ajudado a entender a função de cada ferramenta!
Qualquer dúvida, mande um Oi.
Veja a Landing Page da Coca-Cola
Veja o Site da Coca-Cola
Veja o E-commerce da Coca-Cola
Print das páginas da Coca-Cola feitos no dia 01/06/2020.