Landing Page, Site e E-commerce: qual a melhor opção para o meu negócio?
Vanessa Iara Theis

Landing Page, Site e E-commerce: qual a melhor opção para o meu negócio?

1080 visualizações

Entenda definitivamente, qual é a diferença entre Landing Page, Site e E-commerce, e avalie, qual é a melhor estratégia para o seu negócio. 

Landing Page

É uma página única, com foco em conversão. 

A Landing Page é recomendada para apresentação de produto ou serviço, de forma objetiva, e mais resumida possível. Apresentar o produto ou serviço com um design atrativo, contribui muito para conversão.

Estrutura: geralmente composta por título, imagem, uma oferta e formulário para ação.

Site

Contempla várias páginas, a fim de apresentar a empresa em detalhes, de forma organizada, com uma navegação intuitiva e design alinhado.

O Site tem como objetivo, apresentar o seu negócio com riqueza de detalhes. Mostrar o que a empresa faz, para quem faz, e como se diferencia dos concorrentes.  A ideia, é transmitir credibilidade, portanto, recomenda-se clareza e o máximo de transparência nas informações.

No site, também é possível apresentar produtos e serviços, assim como em um E-commerce, porém, nele não é realizada a venda online. Funciona mais como uma vitrine virtual.

Estrutura: geralmente composta por apresentação institucional da empresa, demonstração de produtos e/ou serviços, detalhes técnicos, perguntas frequentes, depoimentos de clientes, formulário para captação de leads, e informações de contato. Em sites mais completos, ainda é possível agregar blog ou outros gerenciadores, que atendam uma necessidade específica do negócio.

E-commerce

É uma loja, com venda de produtos e serviços online.

Diferente do site, o E-commerce realiza a venda de fato. Também é possível criar uma página institucional, e páginas com conteúdos diversos, a fim de garantir transparência, e credibilidade para realizar a venda.

Ter a conveniência de vender a qualquer hora, sem restrição geográfica, tem sido fator decisivo para as empresas aderirem a esse modelo de negócio.

Estrutura: geralmente composta por vitrine de produtos e serviços com informações detalhadas, preço, frete, formas de pagamento, política e regras de negócio, e página institucional.

Concluindo…

Com esse apanhado, você já deve ter percebido que as soluções apresentadas, possuem características bem distintas e recomendações de uso, bem específicas. Se ainda tem alguma dúvida, quanto ao uso delas no seu negócio, talvez uma pergunta que tenha que responder antes de qualquer coisa é: que problema eu preciso resolver? E agora sim: qual a solução mais adequada? 

Ah! Dependendo do objetivo, algumas marcas utilizam uma, duas ou as três ferramentas simultaneamente. Algumas vezes, destinadas a públicos diferentes, ações diferentes, mas, representando uma mesma marca. Ter o problema bem desenhado, levará certamente a marca, a utilizar as melhores soluções para resolvê-lo. 

Para exemplificar, veja como a Coca-Cola utiliza as três soluções.

Na Landing Page, trabalha dando destaque ao produto Coca-Cola Café em um banner, que leva diretamente para seu E-commerce, além de alguns links para Rede Social.

No Website, conta com informações completas sobre sua história, todas suas marcas, e projetos de sustentabilidade.

No E-commerce, atua com a venda de produtos.

Espero ter ajudado a entender a função de cada ferramenta!

Qualquer dúvida, mande um Oi.


Veja a Landing Page da Coca-Cola
Veja o Site da Coca-Cola
Veja o E-commerce da Coca-Cola

Print das páginas da Coca-Cola feitos no dia 01/06/2020.


Postado por
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Dropshipping AliExpress, na Tray

A Tray inaugurou hoje (16) a versão beta de Dropshipping da AliExpress. Ainda em fase de testes, e como disse a própria Tray, com possibilidade de apresentar falhas ou instabilidade nesse primeiro momento. O lançamento é um passo importante para a plataforma, e claro, uma oportunidade de negócios para os usuários....

Leia mais

Por que meu site não aparece no Google?

Se você chegou até aqui, provavelmente fez uma busca e não encontrou seu site, não é mesmo? Vamos listar alguns fatores que podem estar afetando seu resultado de busca, e também dar dicas práticas, para melhorar seu posicionamento. ...

Leia mais

Automação WhatsApp para E-commerce: muito além do atendimento!

O WhatsApp virou regra para comunicação com o cliente, e com o aplicativo integrado ao E-commerce, fica muito mais fácil atender, vender e realizar o pós-venda. ...

Leia mais

Como montar uma loja virtual

Primeiramente é importante distinguir que uma loja virtual (e-commerce) também é um website. Mas nem todo website é uma loja virtual....

Leia mais