E-commerce – Por onde começar?
Vanessa Iara Theis

E-commerce – Por onde começar?

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Não é nenhuma novidade, a crescente no volume de vendas através do e-commerce. E a tendência, é que os números continuem subindo. Com foco nisso, marcas mais nichadas, ganham cada vez mais espaço, tendo em vista, que não há fronteiras para vender seus produtos. E marcas tradicionais e físicas, apostam cada vez mais no online. Bom, mas por onde começar?

PLANEJAMENTO

Entenda o mercado e organize as informações. Tendo seu objetivo e público bem definidos, o caminho fica mais claro. O nicho, público, logística, estoque, produtos e valores, devem estar bem alinhados. É até clichê falar em planejamento, mas sabemos que por falta dele, muitos negócios não deslancham.

LOJA VIRTUAL

Aqui, precisa ser definido o design, hospedagem e plataforma, e claro, levando em consideração o planejamento. O layout precisa conversar com o público, acompanhando tendências, facilitando a navegação e contribuindo para a venda. A hospedagem, deve ter um bom desempenho, proporcionando velocidade na navegação. Antes de falar de plataforma, é importante lembrar, que existe o e-commerce B2B, que exige uma estrutura mais robusta, que comporte atuar com todas as variáveis de venda, e o e-commerce B2C, que em geral, têm necessidades menos específicas. É através da plataforma, que será realizada toda a administração da loja, e é muito importante, verificar se as funcionalidades vão atender as regras de negócio, ter integração com erp, crm, pagamento integrado, frete, seo amigável, extensões de marketing, ser responsivo e, oferecer segurança. Bom, hoje existem inúmeras plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, para todos os bolsos e necessidades.

COMUNICAÇÃO E MARKETING

É com uma boa estratégia de marketing, que se abrem as portas de uma loja, no universo digital. Então, com a persona definida, invista pesado em marketing. Aposte nos links patrocinados, esteja presente nas redes sociais, tenha um blog, envie e-mail marketing e faça vídeos. Importante ter um equilíbrio, e além de realizar a publicidade tradicional, apresentando os produtos e criando promoções, oferecer também, algum conteúdo de valor.

ATENDIMENTO E PÓS-VENDA

Tão importante quanto vender, é ter vários canais de atendimento e atuar com uma boa estratégia de pós-venda. Afinal, não queremos só vender, queremos encantar, a ponto do cliente indicar e voltar a comprar.

LANÇAMENTO

Ah! Antes de lançar a loja, vale verificar se todos os pontos levantados no planejamento, estão Ok. Em um universo tão competitivo, é importante garantir, que toda a experiência do usuário, seja a melhor possível. Não basta atrair, tem que vender e encantar o cliente. Preocupe-se com as fotos e descrições dos produtos, para que atenda as expectativas. Encante com uma embalagem bem elaborada e um bom marketing de pós-venda.

 E aí, gostou das dicas?

Se precisar, entre em contato, podemos te ajudar!


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