Dicas e truques para o desenvolvimento de sites
Diego Tillmann

Dicas e truques para o desenvolvimento de sites

1648 visualizações

Se você é desenvolvedor ou vai contratar um, fique atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença do seu site na web. Atualmente o assunto do momento são redes sociais e posicionamento em buscas. Portanto um bom site deve estar envolvido com esses assuntos.

Na parte de buscas vamos nos deparar com o termo SEO (do inglês, “Search Engine Optimization” algo como Otimização para motores de Buscas) - sobre detalhes técnicos de otimização de sites para buscas já existe outro post no blog, clique e confira - que dentre suas características incluem o bom uso do HTML, ou seja, usar tags apropriadas para os elementos usados no site.

Exemplos práticos: a tag

é usada para parágrafos, ou seja, textos; a tag é usada para agrupar elementos “inline”, em geral texto, também poderia dizer que serve para personalizar o visual desse agrupamento; a tag

é usada para divisões de seções dentro do HTML, basicamente serve para agrupar blocos de itens distintos. Usando elementos HTML para os itens de forma coerente, você estará escrevendo um código mais correto seguindo normas e padronizações definidas (em analogia poderíamos comparar com a gramática para nosso português). Mais informações acesse w3schools.

Outra característica importante é a usabilidade. Desenvolver pensando no usuário e em suas diversas possibilidades de acesso ao conteúdo é uma boa maneira de começar a deixar seu site com usabilidade aprimorada. Trabalhe com links em imagens, links em textos, menu hierárquico para orientação, links em ícones intuítivos, marcação de links no menu para orientação, botão voltar para facilitar, links em títulos, relacione conteúdo para uma navegação contínua, tudo isso ajudará o usuário a ter uma boa experiência no site.

O uso de urls amigáveis irá contar muito e ajudará a tornar o conteúdo do seu site mais atraente (relevante) nas buscas, basicamente retiram-se as variáveis do endereço e a transformam as mesmas em palavras. Necessário um conhecimento mais específico de trabalho com o servidor web.

Os itens acima fazem parte de boas práticas para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas, seja usando técnicas de busca regionais ou abertas. Porém o grande segredo hoje é o conteúdo e sua disseminação em redes sociais.

As principais redes atuais no Brasil são Facebook, Twitter e Orkut. Sim, o Orkut ainda detêm muitos usuários e adeptos no Brasil, segundo previsões essa rede tem seus dias contados e eu diria o mesmo, pois não existem API’s interessantes para interação da rede com a web. Ao contrário redes como Facebook, Twitter e Google+ tem um trabalho muito forte nisso. Basicamente seu site deveria fazer uso dessas API’s para disseminar o conteúdo em redes sociais, que levaria em uma analogia ao “Boca a Boca” que rende muito resultado nessa área da internet.

Logicamente o uso dessas API’s vai levar a você ou sua empresa a estar presente nas redes sociais o que requer outro tipo de trabalho, que deixo para comentar e dar dicas em uma próxima oportunidade.

A tendência mobile é um importante ponto a ser considerado, porém também deixo esse assunto para outra oportunidade, bem como outros itens que deveriam ser levados em consideração.

Todas essas técnicas e muitas outras são usadas para o desenvolvimento de sites para nossos clientes, clique e confira!

Curtiu? Tem sugestões? Comente!


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Por que meu site não aparece no Google?

Se você chegou até aqui, provavelmente fez uma busca e não encontrou seu site, não é mesmo? Vamos listar alguns fatores que podem estar afetando seu resultado de busca, e também dar dicas práticas, para melhorar seu posicionamento. ...

Leia mais

Dicas de Ouro - Redes Sociais para Empresas

Sabemos que não adianta fugir delas. Se seus clientes e/ou prospects estão presentes nas Redes Sociais, você também deve estar. E aí vão algumas dicas para quem está entrando agora nesse universo....

Leia mais

Em Outubro, treinamento básico de Adobe Photoshop para redes sociais

Que tal dar um visual mais profissional às suas postagens nas Redes Sociais? O Núcleo de Convergência Digital da Acib, oferecerá no dia 4 de outubro, um treinamento básico de Adobe Photoshop...

Leia mais

Não basta estar nas Redes Sociais, é preciso ser totalmente ativo

A internet passou a ser um dos principais meios de Comunicação entre os Brasileiros, sendo apontada por *42% como meio mais utilizado. Grande responsabilidade sobre esse resultado, deve-se as Redes Sociais. Dentre as razões pela qual os brasileiros acusam o uso da internet, estão o divertimento e entretenimento, busca por informações e notícias, e passar o tempo. E as empresas, como agem diante disso?...

Leia mais