Dicas e truques para o desenvolvimento de sites #2
Diego Tillmann

Dicas e truques para o desenvolvimento de sites #2

1532 visualizações

Já falamos aqui no blog anteriormente algumas dicas e truques para desenvolvimento de sites, esse post pode vir a se tornar constante por aqui. No post anterior falamos bastante sobre SEO, Semântica e Redes Sociais. Neste, entretanto, falaremos um pouco mais sobre o design e a diagramação do site e como ele afeta a navegação.

Não é preciso justificar nem explicar o poder do design na relação diária de cada individuo, essa persuasão acontece em qualquer segmento incluindo a web. Muito da eficiência do design vêm da cultura ou aspectos tradicionais, exemplo:

  • Tradicionalmente menus de navegação ficam na parte superior em formato horizontal ou vertical.

Nesse caso, se seu design for planejado com menu de navegação diferenciado, poderá ter resultados um pouco (ou muito) abaixo do planejado. Claro que isso não é uma regra exata, existem determinados períodos de tempo no qual uma determinada ação acaba se superando e alterando a cultura, um grande exemplo disso é o Facebook, que com a força que ganhou nos últimos anos acabou trazendo formatos inovadores de diagramação de itens web, como a “rolagem infinita” do conteúdo através de jquery e ajax.

Basicamente o que quero dizer é que ao planejar a diagramação e o layout do seu website você deve pensar nos aspectos culturais, mas sem deixar de lado a inovação. Para que isso aconteça você precisa pesquisar bastante e obter muitas informações sobre usabilidade e tendências de tudo que está acontecendo atualmente nos sites pelo mundo (ou no mínimo do seu segmento de atuação).

Busque manter o conceito básico de usabilidade dentro do desenho gráfico do site, ou seja, uma navegação intuitiva. Seja por ícones ou posicionamento dos links, seu conteúdo deve ser de fácil entendimento para que o usuário tenha uma navegação fluida.

Para trabalhar isso após a execução do projeto você pode utilizar “Teste A/B” (consiste baiscamente em fazer duas ou mais páginas do mesmo conteúdo com diagramação e design diferentes para analisar qual delas efetivamente trás maior resultado) ou a utilização de ferramentas de “Heatmaps” (mapas de cliques) para analisar as áreas com maiores índices de cliques no seu website.

Pensando assim o trabalho se torna constante em aprimoramento do design e interface do seu site e esse seria o cenário ideal para estar em constante evolução e maximização dos resultados.

Atualmente o Google Analytics já tem uma área para informar “Heatmaps”, encontra-se em: Analytics/Conteúdo/Google Analytics na página.

Veja que até agora falamos de design como forma de diagramar conteúdo e não de como desenhá-lo, pois esta parte é extremamente mais flexível e invariável. Ao pensar no desenho do site você deve, primordialmente, ser original. Busque um grafismo de interação, porém nunca se esqueça da parte técnica também (recorte de imagens, formatos de arquivos, tamanho em bytes, etc...).

Espero que as dicas sejam uteis, aguardo considerações nos comentários.


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Criatividade em capacetes customizados

O designer indiano Jyo John Mulloor realizou recentemente um trabalho muito bacana envolvendo design gráfico em projeto de customização de produto...

Leia mais

Pôsteres em vetor das seleções da Copa do Mundo Fifa - Brasil 2014

Depois de poster por aqui os escudos minimalistas da copa de 2014, agora é a vez de mostrar o trabalho excelente feito pelo ilustrador Cristiano Siqueira. O artista é especialista em trabalhos de ilustração vetorial e...

Leia mais

Design minimalista dos brasões das seleções da Copa do Mundo Fifa - Brasil 2014

O designer Leandro Urban, de Curitiba (meu conterrâneo), criou um projeto gráfico muito criativo que abrange as áreas de Branding, Design Gráfico e Design de ícones...

Leia mais

Design presente em peça de decoração para sua casa ou escritório

Você não precisa ser nenhum entusiasta do Design, ou trabalhar com isto para apreciar certos produtos ou itens de decoração. Simplesmente existem formas que são cativantes e acabam por conquistar boa parte das pessoas...

Leia mais