Portais de notícias no Brasil - Internet Archive - Cronologia de desenvolvimento de sites
Diego Tillmann

Portais de notícias no Brasil - Internet Archive - Cronologia de desenvolvimento de sites

3390 visualizações

Você costuma usar a internet há bastante tempo? Se sim, possivelmente se recorda de muitos sites, portais de notícias principalmente. Alguns até não existem mais, porém existem alguns grandes que seguem firme na busca de informação para os seus usuários.

Sou da geração que começou a utilizar a internet em meados de 1997 e 1998 quando visitava um tio meu, acessava internet de lá. No ano de 2000 já podia acessar a web de casa, e não demorou muito a me aventurar no desenvolvimento de sites, inicialmente como hobbie.

Há algum tempo existe um site, http://www.archive.org - Internet Archive: Wayback Machine. Este armazena milhares de sites e suas respectivas linhas do tempo para pesquisa. E isso é muito interessante para fins de estudo e observar a evolução do desenvolvimento web.

Selecionei 4 grandes portais atuais de notícias, UOL, Terra, IG e Globo e o nostálgico (provavelmente para muitos geeks que acabarem lendo este post) SuperDownloads, para efetuar uma análise da evolução dos respectivos websites.

Impressiona ao notar a grande diferença, em termos de tecnologia, tendências e cultura. É notável a tecnologia do século anterior na web com frames, e um design mais rebuscado e formato mais rústico. A 10 anos atrás, ou até mais, era comum os sites serem desenvolvidos com alinhamento a esquerda no browser, algo que mudou e atualmente é praticamente absoluto o desenvolvimento centralizado. Nota-se a evolução da resolução das telas, permitindo layouts mais largos e conteúdo mais expressivo. E para finalizar rapidamente, hoje é uma tendência o site no estilo “clean” com o predomínio muito grande da cor branca e boa parte dos gráficos com poucos efeitos.

A evolução também faz parte do nosso trabalho, e você pode conferir em nosso portfólio muitos trabalhos em desenvolvimento de sites que irão apresentar o mesmo conceito de evolução. Alguns clientes já fizeram mais de uma versão de seus sites conosco.

Confira abaixo a galeria e relembre da sua geração na internet.

Fique a vontade para sugestões de links e comentários! ;)


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Não basta estar nas Redes Sociais, é preciso ser totalmente ativo

A internet passou a ser um dos principais meios de Comunicação entre os Brasileiros, sendo apontada por *42% como meio mais utilizado. Grande responsabilidade sobre esse resultado, deve-se as Redes Sociais. Dentre as razões pela qual os brasileiros acusam o uso da internet, estão o divertimento e entretenimento, busca por informações e notícias, e passar o tempo. E as empresas, como agem diante disso?...

Leia mais

A importância do Design Responsivo nos dias de hoje

Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 revela, que a internet é o meio de comunicação utilizado por praticamente metade dos brasileiros, e que hoje, se gasta quase 5 horas por dia na internet. Dentro os usuários, o percentual de acesso à internet via computador e através de celular, estão muito próximos, mais o celular tende a ganhar cada vez mais espaço....

Leia mais

O balanço da Copa das Copas no Facebook

Se você esteve vivo no último mês, com certeza em algum momento você ouviu falar na Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o maior evento esportivo do globo...

Leia mais

Google Fiber: a internet de 1GB/s do Google

Se ao falar em “Google” você pensa em uma organização que vai dominar o mundo depois de já estar consolidada em buscas e vídeos na internet, após Android e Google Glass...

Leia mais