5 jQuery top 2012 para desenvolvimento de sites
Diego Tillmann

5 jQuery top 2012 para desenvolvimento de sites

1695 visualizações

Atualmente a tecnologia da Adobe, o famoso Flash, vem perdendo cada vez mais mercado na web. Não entrando em méritos e em prós e contras, quem se deu bem foi o jQuery. Uma solução que trabalha com bibliotecas de funções em Javascript para fazer cada vez mais escrevendo cada vez menos (seu lema).

A tecnologia teve surgimento por volta de 2006, e com a forte queda do Flash por tendências mobile, o jQuery está em pura ascensão. Trabalhando com recursos como CSS1, CSS2, CSS3, AJAX e DOM e opensource sua disseminação está cada vez maior, e com isso a web ganha cada vez mais recursos interessantes com a ideia de produzir conteúdos mais amigáveis e indexáveis.

Separei o que considero que exista de melhor atualmente, 5 recursos top de linha para usar no desenvolvimento de sites, seja como empresa para clientes, seja para sistemas gerenciadores em ambiente web ou para startups, blogs e afins.

FancyBox2 - Recurso que vem se consolidando cada vez mais como sistema de ampliação de imagens (leia zoom), atualmente inclui biblioteca de “thumbnails” (leia miniaturas) e botões de ajuda flutuantes (foto anterior, slideshow, próxima foto, aumentar/diminuir, fechar).

slabText - Recurso para ajustar textos em larguras únicas, muito bom para diagramações complexas ou definições de design mais elaboradas. Ideal para trabalho de títulos de notícias para ambiente jornalístico por exemplo.

turns.js - Recurso muito interessante para conteúdo no formato de revistas (paginação com estilo real de folhear), pois é possível criar links html facilmente. Em contra partida, seus efeitos não tem o mesmo acabamento do Flash, e o conteúdo não é carregado sob demanda. Mesmo assim seus “prós” o definem como uma excelente pedida.

VideoJS - Recuso altamente recomendado em tempos de YouTube, seu player é fantástico, possibilita uma customização via css e imagens de forma bem simples e alto índices de compatibilidade “cross browsers” para áudio e vídeo.

Highcharts - Incrível recurso para gráficos com dados vetoriais. Diversos formatos como barras, pizzas, áreas, linear, entre outros. Recursos altamente flexíveis. Forte recomendação para relatórios e desenvolvimento de apresentação de dados.

Gostou? Curta, compartilhe, espalhe!


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

O balanço da Copa das Copas no Facebook

Se você esteve vivo no último mês, com certeza em algum momento você ouviu falar na Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o maior evento esportivo do globo...

Leia mais

Desenvolvimento de site responsivo, trabalho exclusivo e personalizado

A ZeroArts, em mais um processo de inovação e pioneirismo em novas tecnologias, entrou no ar a alguns meses um projeto completamente diferenciado, executado pela agência...

Leia mais

Design e Criatividade #1 - Interfaces para dispositivos móveis

Para quem trabalha com design, em específico para quem tem relacionamento com web, vai entender que atualmente uma das áreas que estão demandando bastante atenção é a de interface para...

Leia mais

Núcleo Web da Acibe promove Palestra: Como expandir seus negócios para e-commerce

No próximo dia 6 de Novembro acontece a “Palestra: Como expandir seus negócios para e-commerce” com Taísa Adriana Cardoso Bornhofen. O evento é gratuito e promovido pelo Núcleo Web da Acib....

Leia mais