Teoria das cores - 4 sites top para gerar esquema de cores
Diego Tillmann

Teoria das cores - 4 sites top para gerar esquema de cores

50343 visualizações

As cores em harmonia são aquelas que trabalham bem em conjunto ou sobrepostas produzindo um visual atraente.

As cores permitem determinar o ambiente de um web site ou uma peça publicitaria, sendo suave, atraente e despertando a atenção ou marcando uma posição. Através do uso do esquema de cores corretamente podemos transmitir elegância, força ou tranquilidade a um trabalho. A cor é um elemento muito importante e poderoso em um material, desde que usado de forma eficiente.

O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado para auxiliar na escolha das cores e combinações harmónicas. Para trabalhar bem as harmonias, é recomendado conhecer alguns outros termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade, saturação.

As afetam as pessoas de varias formas tanto físicamente quanto mentalmente. Exemplo: A cor vermelha desperta força, paixão; A cor azul desperta tranquilidade, solidez.

Os grupos de cores podem facilitar a vida na hora do trabalho de criação visual de uma peça gráfica ou um web site.

Grupo de Harmonia Monocromática: É a harmonia resultante de uma mesma cor do círculo cromático. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam na mesma matiz.

Grupo de Harmonia Analógica: É a harmonia resultante de uma cor primária combinada com duas cores adjacentes no círculo cromático. Uma cor é trabalhada como dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.

Grupo de Harmonia Complementar: É a harmonia resultante quando combinamos cores opostas no círculo cromático. São cores que se encontram simétricamente posicionadas em relação ao centro do círculo cromático. A Matiz varia em 180 º entre uma cor e outra. Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes.

Grupo de Harmonia Triádica: É a harmonia resultante quando usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Muito popular entre os artistas por oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo que conserva o balanço e a riqueza das cores.

Grupo de Complemento Dividido: É a harmonia resultante da seleção de dois pares de cores complementares entre si. Chamado por alguns de tetra ou retângulo, estas combinações são as mais ricas de todas as harmonias, pois utiliza quarto cores sendo elas complementares em pares.
Porem é uma harmonia muito difícil de trabalhar. Se as quatro cores forem utilizadas proporcionalmente iguais, o conjunto parecerá desequilibrado, portanto deveria ser sempre escolhida uma cor como a dominante sobre as restantes.

Veja abaixo as ilustrações.

Atualmente existem sites muito interessantes para gerar esquema de cores. Abaixo alguns dos mais legais.
http://kuler.adobe.com
http://www.colorschemedesigner.com
http://www.studiosol.com.br/esquema-de-cores/ (Brasileiro)
http://www.colorschemer.com/online.html


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado