O que é Qr-Code? E como usá-lo?
Diego Tillmann

O que é Qr-Code? E como usá-lo?

3348 visualizações

O QR-Code (Quick Response Code) é basicamente um código de barras bidimensional que pode ser facilmente legível pela maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Porém é necessário que o celular tenha o aplicativo que efetuará o escaneamento, instalado.

O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999. Porém foi criado em 1994. Existem outros padrões, mas que acabaram não “pegando”.

O objeto QR Code consiste em um gráfico bidimensional (altura x largura) que através da padronização do seu desenho consegue armazenar uma informação de texto (“string”). Sendo assim começou a se popularizar por volta de 2003 sendo utilizado para facilitar o acesso de celulares a páginas na internet, visto que antigamente era complexo digitar um url no celular.

Atualmente tem sua utilidade cada vez mais expandida, pois tecnicamente pode ser utilizado de diversas maneiras esse encapsulamento de texto. É mais comum ver em anúncios de mídia impressa, que fazem ligação com um website. Outras situações que poderiam ter o uso desse material: cupons de desconto, informações detalhadas de produtos em um programa de televisão, visualização de vídeos em vitrines.

Os primeiros aplicativos foram desenvolvidos em JAVA para celulares, dentre eles os mais polares foram: i-nigma reader e o Kaywa Reader. (clique nos links para acessar os respectivos aplicativos)

Atualmente com plataformas de smartphones mais elaboradas, os aplicativos encontram-se em seus respectivos “markets”.

Para finalizar, o legal mesmo é saber “criar” esse material. Hoje para gerar QR Code recomendo o site http://qrcode.littleidiot.be/ que permite salvar o objeto gerado em formatos vetorizados, o que possibilita uso em qualquer escala. Mas fica a seu critério, basta colocar o termo “QR Code Generator” no Google e você terá várias opções para escolher

A ZeroArts utiliza o QR Code em seu cartão de visita desde Abril de 2010 que leva a versão mobile do site. Recentemente em Setembro de 2011 foi utilizado em um flyer impresso outro QR Code para acesso ao wallpaper.


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Design e Criatividade #1 - Interfaces para dispositivos móveis

Para quem trabalha com design, em específico para quem tem relacionamento com web, vai entender que atualmente uma das áreas que estão demandando bastante atenção é a de interface para...

Leia mais

5 jQuery top 2012 para desenvolvimento de sites

Atualmente a tecnologia da Adobe, o famoso Flash, vem perdendo cada vez mais mercado na web. Não entrando em méritos e em prós e contras, quem se deu bem foi o jQuery...

Leia mais

Evento OlhóSEO 2012 em Florianópolis, SC

Maior meeting de TI do Sul, com as feras de SEO, Links Patrocinados, Social Media e Mobile. Tudo isso está programado para acontecer nos próximos dias...

Leia mais