O que é necessário para criar um site?
Vanessa Iara Theis

O que é necessário para criar um site?

1968 visualizações

Basicamente para a criação de um site, é necessário três itens fundamentais:

  1. O registro do domínio;
  2. Serviço de hospedagem de arquivos;
  3. O desenvolvimento do site propriamente dito;

Anos atrás, o serviço de hospedagem (até com suporte a itens mais complexos como linguagem de programação e banco de dados) era mais comum obter gratuitamente. Já os domínios, sempre foram limitados a disponibilidade e sempre no formato de "subdomínio", exemplo: seunome.fornecedordoservico.com.br

Atualmente, um serviço bastante conhecido para quem quer "poupar" na hora de colocar um website no ar é o www.wix.com. Como toda e qualquer plataforma de serviço, está sujeita a limitações.

Agora, falando em desenvolvimento personalizado e exclusivo, antes de iniciar os trabalhos, você tem que verificar se o domínio que deseja, está disponível. Abriria um parêntese aqui, pois isso pode ser tão decisivo em um negócio, principalmente se for uma empresa nova, levando a ser um fator decisivo para a definição do nome da empresa. Se se estiver disponível, é importante registrá-lo o quanto antes, para que ninguém o faça. Com o domínio garantido, você pode partir para a hospedagem e o desenvolvimento do site, que é a parte mais complexa do processo, quando achar mais conveniente.

Veja uma explicação mais detalhada, sobre cada um dos passos.

1º Passo – Registar o Domínio

O Domínio, é o seu endereço na internet, como por exemplo www.seusite.com.br. É através dele que as pessoas vão localizar e acessar o seu site.

Quando você cria uma marca, uma empresa, é fundamental que você já pense no seu eletrônico e o registre, como dito acima. Mesmo que o site não seja criado imediatamente, garantir o domínio, pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.

Os domínios são registrados em Órgãos competentes, geralmente com taxas anuais.

Para sites nacionais, recomenda-se utilizar a extensão ".com.br", onde o órgão competente é o "NIC.br" -> www.registro.br (abrangendo qualquer extensão terminada em .br). Porém, este serviço pode ser contratado junto a qualquer outra empresa que o ofereça, e seja de sua preferência. Muitas empresas oferecem uma primeira anuidade grátis, porém as taxas anuais subsequentes são maiores do que tradicional, se você registrar direto no NIC.br. Fica a seu critério.

Para sites internacionais, ou com atuação global, recomenda-se utilizar a extensão ".com", o órgão responsável é a VeriSign. Clique aqui e confira a lista de órgãos responsáveis para outras extensões.

É muito comum, nessa situação, registrar o domínio ".com" por empresas nacionais, pois facilitam o pagamento (que, seria em Dollar lá fora). Empresas de Hosting, costumam oferecer esse serviço (já vamos falar dessas empresas).

Duas dicas importante:

  1. Registrar mais de uma terminação, é uma forma de garantir que outras empresas (concorrentes), não registrem domínios iguais ao seu, confundindo o usuário.
     
  2. Em alguns casos, recomenda-se também variações de nomes. Um exemplo, é quando a empresa tem um nome muito complicado, que pode levar o usuário, a digitar o nome errado, sendo assim, é interessante garantir o registro dessas variações de endereços, considerando a digitação errada. Sempre, levando o usuário ao seu site.

2º Passo – Hospedagem

Hospedagem, ou serviço de "hosting", é basicamente um serviço que vai armazenar todo o conteúdo do seu site, e assim, permitir que usuários de todo mundo o acessem, 24h por dia.

Existem inúmeras empresas que oferecem esse serviço, incluindo também planos que contam com o serviço de e-mail (contas de e-mail e geralmente um webmail também), que faz com que seja possível criar contas de e-mails utilizando o domínio @seusite.com.br.

3º Passo – Desenvolvimento do Site

Essa é a etapa mais complexa e demorada, para se ter um site. O desenvolvimento, envolve muitas variáveis, que dependem do objetivo e funcionalidade que se quer para a página eletrônica. 

É nessa etapa, conte com o trabalho da ZeroArts para lhe oferecer uma assessoria completa. Abordando desde a parte estética quanto a parte funcional, agregando criatividade e usabilidade ao seu site.

Nós criamos um novo artigo mais específico em cada um dos itens acima: Quanto custa criar um site profissional?

Para mais informações, entre em contato conosco.



Postagens relacionadas

Quanto custa criar um site profissional?

Em geral não existe uma tabela de preços para criação e desenvolvimento de site. É muito importante você entender que tipo de site você quer, para poder avaliar seu valor de investimento....

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital na crise do coronavírus COVID-19

Tempos de crise econômica já requer ações com resultados mais imediatos. O que dirá então um cenário de caos global nunca antes visto? É preciso muita inteligência, estratégia, mas acima de tudo criatividade....

Leia mais

Criatividade em capacetes customizados

O designer indiano Jyo John Mulloor realizou recentemente um trabalho muito bacana envolvendo design gráfico em projeto de customização de produto...

Leia mais

O que é necessário para ser “original”?

Ser original? Qual o significado disto em um mundo tão amplo no qual vivemos atualmente? Essa pergunta perseguia o designer canadense Andrew Vucko....

Leia mais