HTML 5 - Mudanças na estrutura e na semântica
Diego Tillmann

HTML 5 - Mudanças na estrutura e na semântica

2615 visualizações

Como uma resposta as novas tecnologias, a nova linguagem html introduz recursos novos e muda alguns padrões até então existentes. A idéia é fazer uma web mais "livre", mais acessível! Aplicando padronizações de tags na construção de um website por exemplo.

Sendo assim, conteúdo se tornaria mais "legível" para as máquinas, melhorando a acessibilidade em browsers, desempenho em motores de buscas e velocidade no acesso. Uma das mudanças que representa esse conceito é descontinuação da necessidade de plugins externos para exibição de conteúdo.

Dentre os novos recursos, algumas tags foram inseridas para organização do conteúdo, veja abaixo:

  • <header> Representa um grupo de itens que auxiliam a apreseção ou navegação de uma página em um website
  • <aside> Representa uma área que tem pouca relação com o conteúdo de uma página em um website
  • <section> Representa a área única na diagramação de uma página em um website.
  • <article> Representa a parte única e exlcusiva do conteúdo de uma página em um website
  • <footer> Representa o final de uma seção ou de de uma página. Podendo conter informações sobre o autor, direitos autorais, entre outras informações.

Basicamente com esses novos recursos podemos modular a diagramação de qualquer página de uma maneira mais padronizada. Lógicamente podem ser usadas de diferentes maneiras, não seguindo necessariamente uma regra.

Ainda existem outros recursos como <audio>, <video> e <svg> que merecem atenção.

Com todo esse trabalho em busca de uma web mais "livre" e padronizada, esperamos que em breve, não seja mais necessário "técnicas para padronizar a exibição de um site" nos diversos browsers populares como Internet Explorer, FireFox, Google Chrome, Opera e Safari.

Veja abaixo, alguns sites legais produzidos com HTML 5 e alguns exemplos de montagem de uma diagramação de conteúdo.


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Desenvolvimento de site para Luli Malhas com ferramenta para personalização de estampa

Com pouco mais de seis meses encubado em processo de desenvolvimento de sistema e seu aprimoramento, no início deste mês foi lançado o novo site da Luli Malhas para o setor de malhas em rolo....

Leia mais

Desenvolvimento de site responsivo, trabalho exclusivo e personalizado

A ZeroArts, em mais um processo de inovação e pioneirismo em novas tecnologias, entrou no ar a alguns meses um projeto completamente diferenciado, executado pela agência...

Leia mais

Entregues novos trabalhos para Desenvolvimento de Sites em Blumenau e Ribeirão Preto

A agência entregou recentemente dois novos web sites a clientes de Blumenau/SC e Ribeirão Preto/SP. Os trabalhos contam com HTML5, CSS3, jQuery entre outras tecnologias....

Leia mais

Portais de notícias no Brasil - Internet Archive - Cronologia de desenvolvimento de sites

Você costuma usar a internet há bastante tempo? Se sim, possivelmente se recorda de muitos sites, portais de notícias principalmente. Alguns até não existem mais, porém existem alguns grandes que seguem firme...

Leia mais