Fotos HDR, imagens espetaculares através de uma técnica de mistura de exposições de luz
Diego Tillmann

Fotos HDR, imagens espetaculares através de uma técnica de mistura de exposições de luz

2108 visualizações

O termo HDR vem do inglês High Dynamic Range, e significa algo como Grande Alcance Dinâmico e atualmente está muito na moda, principalmente no mundo de anúncios publicitários.

Isso na verdade é uma técnica que utiliza uma lógica de junção de imagens com controle de exposição diferente. Geralmente misturando 3 ou mais fotografias a lógica consiste em usar o que existe de melhor relativo a informações de detalhes e texturas de cada foto com configuração de exposição específico. Um detalhe é que as fotos devem ser capturadas exatamente iguais, apenas com a diferença de incidência de luz, para isso deve-se utilizar um tripé para fotografar.

Uma explicação simples seria fotografar compensando a exposição para mais e para menos. Compensando para mais, você irá obter fotos mais claras, enaltecendo detalhes nas áreas mais escuras. Compensando para menos, você irá obter fotos mais escuras, enaltecendo detalhes nas áreas mais claras. E fotografando sem compensação você ganha em detalhes nos tons médios.

A mistura permite criar uma foto com campo de alcance muito grande, simulando o que conseguimos enxergar com o olho humano, ou seja, exibindo todos os detalhes resultando em fotos maravilhosas. Para executar o processo é utilizado um software específico, dentre os mais usados estão o Adobe Photoshop e o Photomatix.

Veja uma seleção de fotos feitas no DeviantArt e no StuckinCustoms e um exemplo de como é o processo de montagem no topo da postagem.


Galeria de fotos


Postado por
Sou CEO da ZeroArts. E atuo como Publicitário / Designer Gráfico com especialidade em fusões. Também trabalho como Webmaster com destaque em Front-End Developer.
Postado - Modificado

Postagens relacionadas

Inspiração com fotos de Fuscas

Certamente um dos carros mais populares de todos os tempos em todo o globo, o Fusca, como conhecemos, hoje fora de linha, desperta paixão por adoradores e muita inspiração...

Leia mais

Fotos espetaculares de reflexos na água

Fotografias com reflexos é uma categoria maravilhosa no mundo das capturas de imagens. A reflexão é um modo perfeito de compor fotos espetaculares desde que você consiga o ângulo, a posição e o tempo exato....

Leia mais

Fotos espetaculares - Pixel People

Atualmente utilizar de pessoas para retratar uma imagem não é nada inovador ou revolucionário. Porém, ná última parte da década de 1900, os fotógrafos...

Leia mais

Fotos espetaculares em alta velocidade

A técnica de fotografia em alta velocidade pode até estar “meio manjada” mais é sempre impressionante. Recentemente essa técnica voltou a estar em foco, porém no ramo de vídeo...

Leia mais